O Mercado de Trabalho de Engenharia no Brasil (RH)

13/08/2011 10:31

Emmanoel

Especialista em RH e Recolocação Profissional.

ENGEFISIC - Especialistas Técnicos e Científicos Ltda. SEGUE...

O mercado de trabalho este cada vez mais aquecido, agressivo e competitivo, somente as melhores cabeças conquistam o diferencial tão almejado em grandes cargos e posições dentro das organizações.
As grandes empresas buscam cada vez mais consultorias especializadas para identificar no mercado os profissionais mais competentes. Teste e dinâmicas estão cada vez mais comuns para cargos de alto nível no mercado, com tanta concorrência assim, pequenas atitudes fazem toda a diferença na hora de participar de uma entrevista de emprego.
O profissional deve ter em mente que ao ser convidado a participar de uma entrevista de emprego, ( só de ser convidado) em se tratando de níveis gerenciais e de alto escalão, a possibilidade de conquistar a vaga é muito grande, pois o recrutador convida somente os candidatos que possuem em seus currículos as competências necessárias para assumir o cargo.
Mas o grande vilão da história, são comportamentos despercebidos que cometemos, esse é o motivo pelo qual a maioria dos candidatos são reprovados em entrevistas, quando na análise do recrutador todos estão dentro do perfil em se tratando de competência e habilidades técnicas, o desempate esta na questão comportamental.
Grande parte de profissionais competentes, deixam escapar de suas mãos a grande chance por atitudes que não deveria cometer ou expressões mal colocadas em uma entrevista.
No ramo de engenharia a alta demanda busca constantemente mão de obra qualificada, mas tem encontrado cada vez mais dificuldades para recrutar e selecionar estes profissionais.
O déficit no Brasil, hoje, é de 20 mil engenheiros segundo o Conselho Federal de Engenheiros, e este número tende a aumentar ainda mais devido a demanda de obras do governo
Durante a última década foram concedidos 54,8 mil registros de engenheiros civis e criados 44,4 mil vagas de trabalho. Para o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Marcos Túlio de Melo, a falta de engenheiros é porque muitos profissionais de engenharia atuam em outras áreas, depois de formados. Apenas 30% dos engenheiros civis formados no país trabalham no setor.
E mesmo com a escassez de engenheiros no mercado as gafes em processos seletivos podem comprometer uma vaga quase garantida, portanto fique sempre atento.

 

ENGEFISIC - Especialistas Técnicos e Científicos Ltda.

"Entender para Atender"