Breve Conceito Sobre Pintura por Eletroforese (CIÊNCIAS E TECNOLOGIA)

02/08/2011 00:03

Eliseu E A Pedroso

Especialista em Projetos e Desenvolvimentos

ENGEFISIC - Especialistas Técnicos e Científicos Ltda. SEGUE...

 

Então o que é Revestimento por Eletroforese?
O processo de revestimento eletroforético é um método de depósito de água com pintura ou revestimento sobre o metal ou peças condutoras. O maior uso para este processo é utilizado como uma primeira demão como primer para carros automotores, carrocerias, peças e componentes. Hoje em dia 99% dos carros produzidos, caminhões e componentes são revestidos primer eletroforético.
Os tipos de resina de uso mais comum utilizadas são epóxi, acrílico, híbridos e poliuretano. O Epoxy tipo de tecnologia excelente para proteção contra corrosão. Consideramos o sistema acrílico e de poliuretano a melhor matriz química para quem precisa expor as peças a resistência dos raios UV.  Outro grande mercado do ECoat é para quem tem utilizado esta tecnologia como acabamentos com alta proteção. 
  
 
Processo e Método:
O Processo Electrophoretic usa uma emulsão estável de resinas orgânicas suspensas na água purificada (deionizada). O Electrophoretic solução do processo é normalmente composto de solventes orgânicos, água, ácido ou estabilizadores alcalinos, componentes iônicos, molhando os agentes e de pigmentos coloridos ou corantes.

Quando uma corrente contínua é aplicada através de dois eletrodos mergulhados, a passagem da corrente é acompanhado por electrólise da água. Isso resulta em gás oxigênio que está sendo liberado no (ânodo positivo) e gás hidrogênio liberado no eletrodo cátodo (eletrodo negativo). A liberação desses gases perturba o equilíbrio de íons de hidrogênio na água nas proximidades dos eletrodos. Isso resulta em uma posterior alteração do pH e este por sua vez destabiliza a emulsão de resina de componentes da solução e coagula-se no eletrodo adequado. Referimos como precipitação controlada da tinta ou resina das macro moléculas no eletrodo. A eletrólise da água faz com que o cátodo se torne alcalino e os ânodos se tornem ácidos. A Eletroforética catódica são sistemas estáveis, exceto em alto pH alcalino e no caso da Anódica em pH ácido.
É muito comum referir-se a Eletroforese Catódica como: Elpo, Electrophoretic, E-Coat, Cataforese, KTL, Eletropintura Catódica, CED. 
 
 
Como é aplicada?
Uma peça pré-tratada metálica está imerso em um banho contendo a emulsão da pintura eletroforética; em seguida, uma corrente elétrica passa através de ambas as parte da emulsão. As partículas de tinta que estão em contato com a superfície (como descrito no mecanismo acima), inicia-se a eletrocoagulação, criando uma camada isolante.
Esta camada resulta em um revestimento perfeito seguindo posteriormente para as zonas de lavagens e estufa de cura.
Dependendo da polaridade da carga o ECoat é classificado como anódico ou catódico.
O Eletroforese Anódico, a parte a ser revestida será o ânodo com cargas elétricas positivas, e que atraem as partículas de tinta carregadas negativamente do banho de tinta. Durante o processo anódico, pequenas quantidades de íons metálicos migram para a película de tinta, o que limita as propriedades de desempenho dos sistemas anódica. O principal uso para os produtos anódicos são os ambientes interiores ou exteriores.  Em Eletroforese Catódica as peças têm carga negativa; atraindo as partículas de tinta carregadas positivamente.
Na Eletrodeposiçao Catódica, aplica-se uma carga elétrica (DDP) onde as macro-moléculas de tintas cationizadas irão se depositar sobre a peça. Os revestimentos catódicos são revestimentos de alta performance, com excelente proteção contra corrosão e alta resistência a intempéries. Estas possuem uma alta performance de qualidade para quem busca uma durabilidade nos seus produtos.