A Importância da Purificação da Água Deionizada por Ultravioleta para quem usa Tintas a BASE DE ÁGUA (CIÊNCIAS E TECNOLOGIA).

05/08/2011 22:52

Eliseu E A Pedroso

Especialista em Projetos e Desenvolvimentos

ENGEFISIC - Especialistas Técnicos e Científicos Ltda. SEGUE...

Todo ambiente ecológico tem o seu preço muito ecológico. Estranho! Não...
As tintas a Base de Água são ecologicamente viáveis, pois geram menos impacto ao nosso planeta, porém a utilização dessas tintas se faz necessário muitas das vezes à introdução de agentes micro-biocidas que inibam a proliferação de agentes patogênicos nocivos ao processo de pintura. Além dos microbiocidas já estarem inseridos na matriz de cada composição de tinta, ainda assim, as empresas normalmente que pintam com esse tipo de tecnologia, empregam a purificação da água por meio de raios Ultravioleta (Lâmpadas de Ultravioleta).
 

Fisicamente temos três tipos de luz Ultravioleta: PRIMEIRA: “onda longa” - nesta temos a menor efetividade da ação germicida. SEGUNDA: denominada de “onda média” e para exemplificarmos melhor este tipo de onda, podemos citar à luz do nosso sol, ao qual possui uma ação germicida maior do que a de “onda longa”. TERCEIRO: temos então as de “ondas curtas”, estas possuem um poder de destruir e inibir drasticamente a multiplicação de micro-organismos, tais como: bactérias, fungos, bolores, esporos e vírus.
 

Por se tratar de uma “onda curta”, obviamente seria impossível chegar até a terra e ter ação sobre os micro-organismos, devido a tantas interferências atmosféricas presentes. Então os físicos utilizaram-se das lâmpadas de vapor de mercúrio convertendo eletricidade em luz de “ondas curtas”. Isto através da vaporização do mercúrio no interior da lâmpada formando um arco elétrico, o mercúrio ioniza-se emitindo radiação Ultravioleta.

 

Denominamos este tipo de lâmpada como “Lâmpadas Germicidas”. Estas são de baixo custos em relação ao benefício proporcionado, não danifica a estrutura dos equipamentos e elimina as dosagens externas de produtos químicos, tornando o sistema mais “limpo” do ponto de vista Ecológico...
Consulte-nos! Nós da ENGEFISIC instalamos este sistema no seu processo de deionização e o Meio Ambiente Agradece...

ENGEFISIC - Especialistas Técnicos e Científicos Ltda.

"Entender para Atender"