Como se inventou a pilha elétrica - Física- Eletroquímica.

18/09/2011 14:23

Eliseu Escarlate A Pedroso

Especialista em Projetos e Desenvolvimentos Científicos. SEGUE...

 

Bom vamos a esta curiosidade que nos foi solicitado via e-mail, e é muito interessante...

 

A primeira pilha elétrica nasceu de uma das mais célebres discussões científicas da história.

 

No século XVIII, o médico bolonhês Luiz Galvani realizou interessantes experiências com rãs mortas, cujos músculos faziam vibrar, quando as colocava em contato com um arco de cobre e ferro. Daí ele deduziu erroneamente a existência de propriedades elétricas na rã.

 

Apesar de suas conclusões errôneas, o trabalho do Dr. Galvani tem valor, pois deu um grande impulso aos estudos sobre a eletricidade, principalmente aos que foram empreendidos por Alexandre Volta. Este refutou a teoria de Galvani, afirmando que a rã limitava-se a conduzir a eletricidade, que nascia do contato dos dois metais.

 

Depois de violentas polêmicas, Volta triunfou, e a partir destas experiências dedicou-se à invenção da pilha, interpondo água acidulada entre duas substâncias metálicas (zinco e cobre).

 

A física moderna revelou a verdadeira natureza da eletricidade, esta força misteriosa que já era conhecida na antiguidade. Possuem carga elétrica, positiva ou negativa, todas as substâncias cujos átomos estão desequilibrandos, ou porque tenham sido privados de algum elétron, ou porque possuam elétrons demais. As cargas elétricas são constituídas por átomos ou moléculas que perderam um ou mais elétrons; as negativas, em troca, surgem nos corpos cujos átomos se caregaram com excesso de elétrons.

 

Ao passarem de um átomo para o outro no interior de uma matéria como o fio de cobre, os elétrons formam corrente elétrica, que se propaga em grande velocidade de um a outro extremo do fio.

 

Quando a corrente flui sempre na mesma direção, é denominada de "contínua". É o caso da corrente gerada por uma pilha. Se, pelo contrário, muda de direção segundo frequências bem definidas, produz-se a corrente alternada. Para iluminação e o consumo doméstico se usa a corrente alternada.

 

ENGEFISIC - Especialistas Técnicos e Científicos Ltda.

Entender para Atender