Flutuar e Afundar - Força de Empuxo (Física - Engenharia)

22/08/2011 19:39

ENGEFISIC - Especialistas Técnicos e Científicos

Eliseu Escarlate A Pedroso

Especialista em Projetos e Desenvolvimentos. SEGUE...

Flutuando e Afundando:

Um corpo flutua em um fluido se a força que o fluido exerce para cima se equilibra com a força que a gravidade exerce para baixo. Este efeito denominamos de empuxo.

A madeira e o óleo flutuam na água, assim como os navios de aço. Os balões com ar quente flutuam no céu. Os submarinos sobem e decem nas profundezas dos mares. Todo estes efeitos são causados pelo empuxo, que é o nome dado às forças direcionadas para cima aos quais atuam em objetos que estão imersos seja em líquidos ou gases.

 

O peso de um objeto é um resultado da força da gravidade atuando sobre a sua massa. Esse pesso sempre é exercido e direcionado para baixo. Quando um objeto é imergido em um determinado fluido, ele receberá uma força atuando opostamente ao seu sentido. Esta força atuante na direção oposto do peso, denominamos então de empuxo.

 

Suponha que uma barra de ferro possui um volume de 1 m3 e uma massa de 3.000 Kg. O seu peso será de aproximadamente 30.000 N. Imerso na água, essa barra de ferro deslocará 1 m3 de água, ao qual possui uma massa de 1.000 Kg e um peso aproximado de 10.000 N. Portanto ocorrerá um empuxo de 10.000 N exercendo contra o peso da barra de ferro. O peso resultante da barra de ferro quando submersa será de 20.000 N.  Sendo assim, a barra irá afundar, mas será mais fácil erguê-la dentro da água, pois o seu peso será menor que se estivesse  em terra firme.

ENGEFISIC - Especialistas Técnicos e Científicos Ltda.

"Entender para Atender"